Dúvidas Frequentes – Samae Jaguaruna

1 – Como Emitir 2ª Via Da Conta?

Você pode emitir a segunda via de sua fatura acessando o link: (https://shre.ink/segundaviasamaejaguaruna) e informar o número da matrícula que está descrita na fatura impressa. Você pode emitir a segunda via também através do app Cidadão Saneamento.

 

 

2 – O que é preciso para fazer a Ligação de Água?

O cliente deve comparecer ao SAMAE com a cópia dos seguintes documentos:

•          CPF e RG;

•          Matrícula do imóvel/Contrato de Compra e Venda;

•          Alvará de Licença para Construção ou Carnê IPTU;

•          ITR (imposto territorial rural) para Imóvel localizado em área rural;

 

 

3 – Como fazer a Instalação da Caixa de Abrigo Padrão?

A Instalação é de responsabilidade do cliente. A Caixa deve ter: Afastamento mínimo de 50 cm da caixa subterrânea de energia; Dois tubos camisa (tubo branco de esgoto) de 75mm; Não poderá ter vigas obstruindo a passagem do ramal de entrada; Conter o logo do SAMAE; Altura mínima de 30 cm da calçada.

 

 

4 – Qual o prazo para efetuar a Ligação de Água?

•          Imóvel Urbano: Cinco dias úteis após o pedido de ligação para realizar a vistoria, e Dez dias úteis para a ligação, a partir da data de aprovação;

•          Imóvel Rural: Sete dias úteis após o pedido de ligação para realizar a vistoria, e Dez dias úteis para a ligação, a partir da data de aprovação;

 

 

5 – Como faço para incluir a minha Fatura no Débito em Conta?

O cadastro para débito em conta deverá ser feito diretamente nos seguintes bancos: Caixa Econômica ou Banco do Brasil.


6 – Minha conta de Água venceu. Posso pagá-la normalmente?

Sua conta poderá ser paga a qualquer tempo, independentemente da data de vencimento. As multas e juros gerados por impontualidade virão na próxima fatura.

 

 

7 – Leitura errada? Saiba o que fazer…

Ao perceber que houve erro na sua leitura, ligue para o telefone (48) 3624-0089 ou via Whatsapp (48) 98819-3150. Um profissional será direcionado ao endereço cadastrado na solicitação para verificar a situação. Caso a reclamação seja procedente, uma nova fatura será emitida.

 

 

8 – Hidrômetro de difícil acesso, O que pode ocorrer?

Para fazer a leitura e lançar a cobrança com base no consumo real, o SAMAE precisa ter acesso ao hidrômetro. Se isso não for possível, o valor gerado será calculado com base na média de consumo dos últimos 6 meses e você receberá uma notificação para realizar a instalação da caixa de abrigo padrão.

 

 

9 – Como Solicitar A Troca De Titularidade?

Para efetuar a troca de titularidade, você pode comparecer ao nosso setor portando cópias e originais dos seguintes documentos: • CPF e RG; • Matrícula do Imóvel/Compra e Venda ou Contrato de Aluguel.

Para troca de titularidade é necessário que todos os débitos do imóvel estejam quitados.

 

 

10 – Estou Com Vazamentos Internos, Como Proceder?

Se o vazamento ocorreu em tubulação oculta, aquele de difícil localização, você deverá se deslocar até o atendimento do SAMAE, para assinar a “Declaração de Ocorrência de Vazamento Oculto”. É preciso que seja registrados através de fotos onde ocorreu o vazamento e realizar o conserto imediatamente.


11 – Em caso de vazamento oculto, existe possibilidade de desconto na Fatura?

No caso de vazamentos ocultos devidamente constatados pelo prestador de serviços, haverá o desconto de valor correspondente a até 70% (setenta por cento) do volume medido acima da média de consumo, poderão ser revisadas no máximo duas faturas sequenciais dentro do período de doze meses.

 

 

12 – Qual o prazo para solicitar uma revisão da Fatura?

O prazo de reclamação do usuário é de 45(quarenta e cinco) dias contados a partir da data de leitura.

 

 

13 – Por que minha Água está branca?

Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. Este aspecto esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio presente na água, formando microbolhas. Você pode consumir esta água normalmente.

 

 

14 – Por que é importante ter uma Caixa D’Água em minha casa?

Em caso de manutenção de vazamento nas redes de distribuição, os registros são fechados e algumas áreas no entorno do ponto de trabalho ficam desabastecidas. Os usuários que possuem caixas d’água terão um volume armazenado para executar suas atividades cotidianas e poderão nem perceber a interrupção