Município de Jaguaruna Fortalece o SUS com a Formatura do Programa ‘Saúde com Agente

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou na noite de ontem, a cerimônia de conclusão do curso técnico do Programa “Saúde com Agente”, com a participação de 29 formandas. O município de Jaguaruna aderiu ao programa em abril de 2021, com início das aulas em agosto de 2022 e término em agosto de 2023.

O Programa “Saúde com Agente” foi concebido para fornecer apoio aos Estados e Municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), cumprindo o compromisso do governo federal de aprimorar a capacitação de profissionais aptos a atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa é resultado da colaboração entre o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as Secretarias Municipais de Saúde.

A cerimônia contou com a presença do Secretário de Governo, João Anselmo, representando o Prefeito Municipal, Sr. Laerte da Silva dos Santos; Secretário Municipal de Saúde, Maicon Goulart Laureano; Coordenadora da Atenção Primária, Karem Garcia Fernandes; Gerente Regional de Saúde de Tubarão, Hermes Costa Cardoso; Vereador Milson Goulart Ricardo; enfermeiras das ESF; Equipe técnica da SMS; formandas, amigos e familiares.

A agente de saúde Rosemere, escolhida para representar a turma em seu discurso coletivo, destacou que é uma satisfação poder estar se aprimorando para melhor atender os usuários, pois serão estes os maiores beneficiados.

Na sequência, a preceptora Karem falou sobre a importância do papel das agentes de saúde na comunidade, registrando que esta equipe são os olhos e ouvidos do sistema de saúde.

Ao final, o Secretário Maicon ressaltou que o programa “Saúde com Agente”, busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), com uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.

A cobertura completa do evento está disponível no site oficial do município “www.jaguaruna.sc.gov.br”