Focos do Mosquito Transmissor Da Dengue Seguem Sendo Encontrados em Jaguaruna
A equipe de Combate a Endemias e a Vigilância Epidemiológica atualizam os dados sobre o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de diversas doenças, como a febre Chikungunya, o Zika vírus e, claro, a Dengue. Em relação ao levantamento da última semana, o número de focos do mosquito continua aumentando. Enquanto, ao longo do ano, foram registrados 2 focos, somente na última semana foram encontrados outros 2 no Centro do município. Ambos foram combatidos por meio do mapeamento e “varredura” do local, com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).
O combate à dengue ainda é extremamente necessário na cidade. Por isso, evite manter, em sua casa, apartamento ou terreno, recipientes que possam armazenar água a céu aberto, como latas, baldes, garrafas, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, entre outros.
Mantenha também limpos os terrenos em geral, como pátios e quintais, e limpe com frequência as calhas, para evitar que galhos e folhas impeçam o escoamento da água, prevenindo seu acúmulo.
Use repelentes como proteção adicional ao longo do dia, período em que o mosquito está mais ativo. Esses produtos aumentam a segurança contra picadas. Inseticidas também podem ser utilizados, sempre de acordo com as instruções. Além disso, mosquiteiros podem servir como proteção para pessoas em repouso durante o dia, como bebês e acamados.
Fique atento a sintomas como febre alta persistente, enjoo, vômito, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas no corpo, cansaço excessivo e dores nas articulações, pois podem ser indicativos de dengue. Em caso de suspeita, procure imediatamente atendimento médico.