Presidente do Legislativo Jaguarunense devolve 36% dos recursos destinados à Câmara

A Câmara Municipal de Jaguaruna devolveu um total de R$ 1.180.566,00 aos cofres públicos, economizados no Orçamento do Legislativo durante o exercício de 2021, correspondente a um percentual de 36,43% do montante de recursos recebidos pelo Legislativo Jaguarunense. Importante salientar, que o valor economizado, fora alcançado por meio de processos de contenção de despesas, contando com a cooperação de todos os Vereadores e Servidores deste Poder Legislativo.

A devolução de parte do Duodécimo oportunizou melhorias e obras de infraestrutura em diversos seguimentos, inclusive beneficiando algumas entidades do município. O Duodécimo corresponde aos repasses mensais realizados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal para realização das despesas aprovadas em seu orçamento.

Os processos de devoluções ocorreram ao longo do ano, divididos em três parcelas, sendo que a primeira no valor de R$ 250.000,00, ocorrida no mês de maio, os recursos foram destinados para a elaboração do Projeto de Execução de pavimentação asfáltica da Rodovia Municipal Pedro Rosa Lemos, que liga o bairro Jabuticabeira ao bairro Congonhas – Tubarão – SC; pagamento de obras de capeamento asfáltico em parte da Rua Ernesto Lacombe, iniciando na Praça Deputado Joaquim Ramos e finalizando na Rodovia Municipal Prefeito Inocêncio Tobias Ricardo; e na Rua Manoel Cruz, iniciando na Rua Ernesto Lacombe e finalizando na Estrada de Ferro Teresa Cristina; e de obras de pavimentação com lajotas da Rua João Luiz Albino, localizada no bairro Costa da Lagoa.

Já em setembro, a devolução foi de R$ 500.000,00, sendo que deste total, R$ 80.000,00 foram destinados às seguintes entidades: Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaguaruna (APAE), Polícia Civil do Município de Jaguaruna, Polícia Militar do Município de Jaguaruna e a Associação dos Serviços Sociais Voluntários de Jaguaruna (Bombeiros Voluntários). Para a realização de obras de pavimentação foram destinados R$ 90.000,00, beneficiando as seguintes ruas: Rua Horácio Fermínio Luiz, localizada no bairro Cristo Rei e Rua Antônio Timóteo, localizada no bairro Riachinho. Já o montante de R$ 330.000,00 foi destinado para a aquisição de uma escavadeira hidráulica (S-90).

Em dezembro, foi realizada a última devolução do exercício, no valor de R$ 430.566,96; sendo que deste montante, R$ 150.000,00 beneficiará as seguintes entidades: Associação de Moradores Gruta da Esperança de Morro Bonito, Associação de Moradores da Praia do Arroio Corrente de Jaguaruna, Associação de Moradores do Balneário Campo Bom, Associação Musical Amor a Pátria, Centro Comunitário do Bairro Laranjal e Grupo Cultural Cru de Teatro e Boi de Mamão; R$ 100.000,00 contemplará a construção de passarelas de acesso a orla marítima no Balneário Arroio Corrente.

Ainda do total do recurso encaminhado em dezembro, estará disponível R$ 180.566,00, que segundo o Presidente do Legislativo, Vereador Milson Goulart Ricardo, ficará à disposição da Prefeitura para a utilização em obras urgentes e necessárias de infraestrutura. Ressalta-se que as obras e repasses as entidades dependem da parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo, que em consenso entre as partes, contemplam a realização de ações e melhorias, beneficiando a todos os munícipes.

De acordo com o Presidente, Milson Goulart Ricardo, além das devoluções já mencionadas, foram realizadas obras estruturantes na Sede da Câmara Municipal, como a instalação do Sistema de Geração de Energia Fotovoltaico e Central de Videomonitoramento, visando a economicidade e zelo com o Patrimônio Público no qual administra.

Fonte: Assessoria de Comunicação Câmara Legislativa de Jaguaruna