PLANO MUNICIPAL DE PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA (PPR-ESP)

As emergências em saúde pública favorece expressivamente a morbimortalidade em nosso meio, fazendo assim com que o governo se capacite em respostas. As vulnerabilidades sociais, económicas e ambientais contribui com os riscos à saúde humana, devido as emergências em saúde pública. Quando se tem uma preparação e a resposta a essas emergências, reduzem os impactos na saúde pública e as esferas da gestão do SUS, e a inserção dos serviços de saúde é primordial para uma resposta consentânea.

Pode-se ser gerenciados essas decorrências quando planejados ações de Preparação, Mitigação e de Recuperação das Emergências em Saúde Pública (ESP). O Plano foca em exibir ações de Fortalecimento da Estratégia de Implantação de VIGIDESASTRES em Santa Catarina, e também apresentar e organizar o programa em âmbito Estadual e Municipal. Foi aprovado através da CIB no Estado de Santa Catarina a elaboração das ações do VIGIDESASATRES, onde definiu que os municípios necessitam apresentar o Plano Municipal de Preparação e Resposta a Emergências em Saúde Pública (PPR-ESP), havendo assim uma contribuição em casos de epidemias e desastres, requisitando medidas de prevenção, controle de riscos, danos e agravos a saúde pública, conforme condições climáticas, ambientais e epidemiológicos do local.

Acesso o documento completo abaixo.